quinta-feira, 21 de junho de 2012

Onde está Honestino? Será que essa tortura nunca vai acabar?


Em maio, a presidenta Dilma sancionou a Comissão da Verdade. Essa comissão composta por sete pessoas e válida por dois anos, tem a função de esclarecer casos de violação aos direitos humanos no Brasil de 1946 até 1988. Apesar de suas debilidades, como o curto prazo e diminuto tamanho da comissão, esta é sem dúvida uma vitória das famílias dos desaparecidos políticos, ex-presos políticos e todos os que lutam pelos direitos humanos no Brasil.

Outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai foram além do “esclarecimento” dos crimes de suas ditaduras, abriram seus arquivos para a população e puniram exemplarmente vários torturadores e ditadores. Não podemos esmorecer nesta luta, a UNE precisa pressionar pela abertura dos arquivos da ditadura e punição de todos os torturadores e agentes da repressão.
ONDE ESTÁ HONESTINO??
A UNE teve vários de seus diretores e presidentes perseguidos, presos, torturados e exilados pela ditadura militar. Dentre eles está Honestino Guimarães, presidente da entidade desaparecido em 1973, em circunstâncias não esclarecidas até hoje.
A União Nacional dos Estudantes não pode calar-se diante desta realidade. É preciso fazer uma exigência formal para que o Estado brasileiro e a Comissão da Verdade diga onde está Honestino e puna quem cometeu esse crime contra os estudantes brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes