APRENDA A FORMAR GRÊMIOS

O que é Grêmio Estudantil?


O Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes dentro e fora da escola. Ele é uma entidade amparada por uma lei federal, que tem uma diretoria que é eleita pelos próprios estudantes e toma decisões democraticamente através de reuniões, assembleias e conselhos.
São sócios do grêmio todos os estudantes da escola.

Para que serve o Grêmio Estudantil?


O Grêmio estudantil serve para defender todos os direitos dos estudantes. Seja o direito à uma escola de qualidade, ao uniforme, ao passe estudantil ou à meia-entrada cultural. Em tudo que for necessário para representar e lutar pelos direitos dos estudantes, lá deve estar o grêmio.
força do Grêmio está na participação dos(a) estudantes. Quanto mais estudantes participarem do Grêmio e de suas atividades, mais coisas ele será capaz de conquistar. É por isso que o Grêmio deve realizar também diversas atividades de integração dos estudantes, como festas, campeonatos, cine-clubes, teatros, saraus, festivais de bandas, festivais de hip-hop, clubes de xadrez, olimpíadas, enfim, tudo aquilo que a galera gosta e precisa para ter uma formação social, o Grêmio deve realizar.
Do que precisamos para montar um Grêmio?

  • Primeira Passo:
O pessoal da escola precisa saber o que o Grêmio está sendo organizado. Não existe essa de grêmio clandestino, que apenas um grupinho sabe da sua existência. Então, vamos formar uma comissão pró-grêmio com todo mundo que quer ajudar o grêmio a nascer. Essa comissão vai passar em salas de aulas, fazer cartazes, panfletos e todo tipo de divulgação que for necessária para explicar pra escola toda o que é o grêmio estudantil e para que serve.

IMPORTANTE: 

A comissão pró-grêmio deve procurar a direção da escola e informar a ela que está preparando a formação da representação estudantil. Combinar com a direção um plano de divulgação sempre explicando que o Grêmio é amparado por uma lei federal (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7398.htm) e é uma entidade que tem autonomia e independência perante a direção da escola, a secretaria de educação e as gerências/diretorias de ensino... A regra é respeitar e ser respeitado!

  • Segundo Passo:
Agora temos que convocar uma Assembléia Geral dos Estudantes. Nessa Assembléia, todo estudante tem o direito de falar e de votar. É nessa assembléia que a gente vai:

1º - Marcar o dia da eleição e definir suas regras básicas.

 - Eleger a comissão eleitoral, que é o grupo de estudantes que não concorre nas eleições, mas apenas organiza as urnas, as cédulas e as inscrições de chapas; funciona como uma espécie de "justiça eleitoral".

3º - Aprovar o estatuto básico do Grêmio. É importante chamar para  ajudar na Assembleia um membro da APES-PB, para que exista uma pessoa que tenha experiência em conduzir uma reunião grande sem atrapalho.

IMPORTANTE:

Não é bom para o Grêmio ser uma entidade altamente burocrática. Claro que as atas da assembleia, o estatuto e o regimento eleitoral devem todos estar organizados e certinhos, mas não faz sentido escrever um estatuto com cem páginas e um regimento eleitoral cheio de artigos. É importante, principalmente na primeira eleição, garantir regras básicas e principalmente, a democracia e a ampla participação dos e das estudantes.
É bom lembrar que os estatutos e outras regras do grêmio sempre podem ser reformulados. 

  •  Terceiro Passo:
Agora vai acontecer a inscrição das chapas que querem concorrer á diretória do Grêmio. As chapas vão fazer sua inscrição junto a comissão eleitoral e vão começar a fazer as suas campanhas, apresentando suas idéias e propostas para o Grêmio Estudantil. É  muito bom que a comissão eleitoral possa organizar um debate entre as chapas participantes, para que os estudantes possam comparar as idéias e propostas.


 IMPORTANTE:

Na fundação do grêmio, é fundamental que  todo mundo tenha uma grande união. As chapas devem ser formadas a partir de idéias e não de uma disputa para aparecer mais, ou para saber quem é o mais popular. Participar da diretoria do Grêmio é muito legal, divertido e emocionante, mas também exige compromisso com todos os estudantes da escola.
  •  Quarto Passo:
No dia marcado pela  assembléia a comissão eleitoral vai organizar a eleição em urna. Todos os estudantes da escola poderão votar e o voto será secreto. Ao final da eleição, os votos são contados e a chapa que tiver obtido mais votos será eleita e empossada como a nova diretoria do Grêmio.   

Anexos:




Agora que está tudo organizado, mãos à obra!

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes