segunda-feira, 23 de abril de 2012

FENET completa um ano de Luta em defesa da educação!

Hoje, 23 de abril de 2012, a FENET completa um ano de sua fundação!


Após três dias de intensos debates durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas, os estudantes resolveram fundar a que se tornou uma das maiores entidades estudantis do Brasil, a FENET (Federação Nacional dos Estudantes no Ensino Técnico). Os estudantes também  elegeram como seu patrono José Montenegro de Lima, ex-estudante da Escola Técnica do Ceará (hoje IFCE).
Com um dia de existência, a FENET parou a cidade do Rio de Janeiro com uma manifestação com mais de 500 estudantes e organizou uma solenidade em defesa das crianças mortas em Realengo. Com menos de um mês de existência, a FENET já havia organizado uma Jornada Nacional de Lutas, que paralisou diversos Institutos Federais, CEFET's, Escolas Normais (técnico de magistério), Escolas Técnicas Estaduais de diversos estados e ocupou dezenas de Secretarias de Educação e Câmaras de Vereador Brasil afora. Organizou também dezenas de ocupações em reitoria, ocupação de restaurantes estudantis (exigindo a diminuição do valor da refeição), manifestação de rua, etc.
Também com menos de 30 dias de existência, a FENET conseguiu uma audiência com o ministro da educação, onde foi entregue uma carta de reivindicação que pautava a necessidade de investimento na educação, a construção de novos Institutos Federais e de ampliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil. (Confira a carta: http://fenetbrasil.blogspot.com.br/p/carta-oficial-da-fenet.html)

Rapidamente, a FENET já estava conhecida em vários cantos do Brasil. Os diretores, colaboradores e entidades que constroem a FENET não mediram esforços em fortalecê-la, em construir plenárias, debates, manifestações de ruas e até uma greve de estudantes no ABC Paulista junto da ARES-ABC.
Nesse primeiro ano de luta, criou e fortaleceu grêmios estudantis. Participou do Encontro de Mulheres, Conselho Nacional de Entidades Gerais e Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, onde sempre se posicionou a favor dos estudantes junto com a tese de oposição, REBELE-SE na UBES. 

Iniciou a luta contra o fim dos Jogos das Instituições Federais e denunciou que os jogos estavam sendo cortados por falta de verba, porém existia dinheiro indo para o pagamento da dívida pública. Foi convidada para participar de centenas de debates e seminários, inclusive foi fundadora, junto com outras entidades, do Instituto de Pesquisa em Educação - MG. Foi à Brasília participar da audiência pública sobre o PRONATEC, onde se posicionou contrariamente ao programa que privatiza a educação (Entenda mais sobre o Pronatec: http://fenetbrasil.blogspot.com.br/2011/12/nota-oficial-da-fenet-sobre-o-pronatec.html). Ainda após denunciar a precarização e desvio de verba da educação, retirou da mesa o ex-secretário de educação do Maranhão, dep. Gastão (PMDB). Acampou em frente à Secretaria de Educação no Rio de Janeiro em apoio à greve dos professores; foi até Pinheirinho se solidarizar aos moradores e mostrar que enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito; construiu junto da UESB (União dos Estudantes Secundaristas de Belém), a FEPET (Federação dos Estudantes Paraenses do Ensino Técnico), que hoje organiza diversas lutas em todo o Pará.
O ano de 2011 foi marcado por dezenas de greves. Na maior greve da história da educação, organizada pelo SINASEFE, a FENET esteve presente, tendo seus diretores e colaboradores membros das comissões locais de greve. Pelo reconhecimento criado durante a greve e as conquistas obtidas pela FENET, a mesma foi convidada para participar do 26° Congresso do SINASEFE, onde compôs a mesa de abertura, e hoje compõe a organização do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT).
A FENET foi até o Uruguai participar da reunião da OCLAE (Organização Continental Latinoamericana e Caribenha dos Estudantes), e foi reconhecida por diversas entidades de toda a América Latina. A luta internacional não parou, chegando até a Argentina para divulgar o II FMEPT. Construiu a Convenção de Solidariedade à Cuba, onde defendeu a ilha que sofre com o embargo econômico dos EUA, deixando claro que, enquanto houver capitalismo, a educação não é prioridade.
No começo do ano de 2012, a FENET começou parando as ruas do Piauí e do Brasil inteiro contra o aumento das passagens e exigindo o passe livre para os estudantes de escolas técnicas. Agora, está construindo o 2º ENET, que acontecerá na cidade de Petrolina-PE, ao lado do rio São Francisco, entre os dias 7 e 9 de junho.
Venha construir a maior entidade de escolas técnicas do Brasil!

0 comentários:

Postar um comentário

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes