terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Repressão na Escola Estadual Central em Belo Horizonte

União da Juventude Rebelião entrevista Julia, militante da UJR e presidente do Grêmio do Estadual Central, detida dentra da escola pela PM de Minas ao convocar os estudantes para a manifestação pelo meio-passe em Belo Horizonte.




REBELIÃO: Júlia, a Policia Militar de Minas se fez presente no Estadual Central para inibir a presença do movimento estudantil na escola. O que aconteceu?
JÚLIA: Há mais de um mês estamos tentando ser recebidos pelo diretor da escola,para dialogar a respeito da atuação do Grêmio. Em todos os momentos, fomos tratados com arrogância por parte do diretor, que alegou que o Grêmio não existe, inclusive inclusive trocando a fechadura de nossa sala para tentar impedir o acesso dos estudantes à entidade. No dia em que os policiais entraram na escola, estávamos eu, Bruno e mais 4 integrantes do Grêmio passando em sala para apresentar a entidade e mobilizar para a passeata do meio passe, que aconteceria no dia seguinte. Ao tentarmos subir a rampa da escola, um funcionário agrediu Laryssa Rayanne (diretora do Grêmio) e ameaçou bater no Bruno. Os estudantes que estavam no corredor se indignaram e começaram a vaiar. Chegaram diversos funcionários, a mando da direção, tentando nos expulsar da escola. Como estávamos respaldados pela lei, permanecemos lá. A direção chamou a polícia, que alegou não se importar com a lei e, com muita truculência, me deu uma chave de braço e prendeu a mim e ao Bruno. 

REBELIÃO: Júlia, a ação dos funcionários da escola combatendo o movimento estudantil e até agredindo estudantes dentro do Estadual Central é uma constante? Já existiram outros casos? Como os estudantes tem reagido?
JÚLIA: No Estadual Central, situações como essa já aconteceram diversas vezes, e com a total conivência da direção. No ano passado, organizamos uma grande passeata dos estudantes do turno da tarde, pela exoneração da funcionária Cristina Buzelin, que há anos desrespeitava os estudantes com comentários e atos homofóbicos, e também contra o Grêmio, chegando a dizer que sente saudades da Ditadura Militar, pois naquela época jovens dirigentes eram torturados e brutalmente assassinados. O fato estourou quando a mesma agrediu verbalmente um dos diretores do Grêmio, que é estrangeiro, alegando que o estudante era "um uruguaio que não vale nada", e que nem o próprio país o reconhecia.

REBELIÃO: Júlia, depois dessa agressão como foi a volta à escola? Estudantes de outras instituições entraram em contato com você?
JÚLIA: A indignação tem tomado conta da escola, desde o acontecido. Na hora em que fomos colocados à força na viatura, os estudantes tentaram fazer um cordão para não deixar o carro passar. No dia seguinte, fizemos uma panfletagem e muita gente se colocou à disposição de contribuir e participar ativamente do Grêmio para acabar com os ataques da direção. Recebemos ligações e mensagens de estudantes de diversas escolas. Também recebemos apoio de diversas entidades, como o Grêmio do CEFET-MG, Villa Lobos, comissão pró-grêmio do Instituto de Educação e DCE's que na mesma hora foram à escola prestar solidariedade.

REBELIÃO: Júlia, qual o recado que vocês gostariam de deixar para os leitores dessa entrevista quanto a participação de vocês no movimento e esse ato arbitrário e fascista praticado pela direção da escola e pela PM de Minas?
JÚLIA: Que não devemos pensar em desistir, nem por um segundo. O Governo de Minas Gerais tem em suas mãos um aparelho forte, como a direção várias escolas, e tenta usá-lo para acabar com a luta dos trabalhadores e principalmente dos estudantes, pois sabe que a juventude tem espírito de luta. Essa atitude só demonstra que nossa luta é forte o suficiente para perturbá-los. Portanto, esse é o momento de avançar, aumentar a mobilização dos estudantes e mostrar que não aceitaremos uma nova Ditadura Militar e que, mais do que isso, lutaremos até o fim pela plena liberdade

0 comentários:

Postar um comentário

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes