quarta-feira, 7 de setembro de 2011

FENET participa do 1° Encontro de Mulheres e do 13°CONEG, ambos realizados pela UBES


No dia 31 de agosto, na cidade de Brasília aconteceu o 1° Encontro de Mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas -UBES- e a FENET marcou presença com muita combatividade, levantando a bandeira em defesa das mulheres, contra o machismo, contra a violência e mostrando que a liberdade da mulher só vai acontecer quando existir a liberdade política das trabalhadoras.
Em um dado momento dos debates e discussões criou-se uma ideia muito forte sobre o feminismo. A FENET entende que a luta das mulheres é uma luta de opressão e submissão, mesma luta travada todos os dias entre os operários e o patronato; entende também que o sistema capitalista trata a mulher como algo atrativo para os negócios e propagandas colocando-as muitas vezes sem roupa e transformando o símbolo de luta que são as mulheres em simples objetos sexuais.
Na mesa do debate estava Ana Gabriela Fontana do movimento Olga Benário que contribuiu diversas vezes com suas intervenções e esquentou o debate quando lembrou que a luta da mulher é da mulher trabalhadora, são das operárias que lutam por uma sociedade mais justa e lembrou que enquanto existir o capitalismo, existirá a luta de classes, por conseguinte nunca existirá a plenitude entre as mulheres e os homens.

Já no dia 2 o Conselho Nacional de Entidades Gerais –CONEG- da UBES teve seu início, a FENET compôs bancada com a tese REBELE-SE Por uma UBES Rebelde e Combativa do lado dos Estudantes. No primeiro momento dos debates tratou-se sobre a Educação tem que ser 10, uma discussão sobre os 10% do PIB para a educação, em todo o momento a FENET defendeu que os 10% do PIB devem ser alcançados retirando dos bolsos dos banqueiros que levam a bagatela de 44% de tudo que é produzido no Brasil durante um ano; defendendo também que todo o dinheiro seja investido unicamente no setor público da educação e não no SISTEMA S como propõe o PRONATEC.


No debate da tarde o clima esquentou quando a FENET se declarou prontamente contrária a criação doPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –PRONATEC- já que ele não garante uma expansão da rede pública com qualidade e também investe dinheiro público no setor privado de ensino.

No final do dia a FENET pediu o credenciamento à UBES, pedido esse recusado sob desculpa de divisionismo do movimento e com o falso argumento de que eles não reconheciam a FENET. Mas quem quer dividir pede credenciamento a entidade? Com gritos de contrários essa posição da direção majoritária da UBES os estudantes cantavam: ‘No ENET, no ENET, nós fundamos a FENET’; ‘Isso é que é Federação, a FENET está na luta para mudar a educação’ e ‘Se você quer me conhecer, vá passar em sala que a massa vai dizer’. 

O CONEG se encerrou com extrema combatividade de todos os estudantes, junto da tese REBELE-SE, os estudantes mobilizados pela FENET votaram contrário o Novo Código Florestal, contra o PRONATEC, e em favor da liberdade de Marcelo Rivera Toro – presidente da Federação dos Estudantes Universitários do Equador- que está preso por exigir uma educação pública, gratuita e um Equador que não siga a cartilha do FMI, um Equador socialista. 

0 comentários:

Postar um comentário

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes